Ir para o conteúdo principal

Mensagens do blog por Carla Santucci

Hospital Moriah lança novo Instituto

Hospital Moriah lança novo Instituto

O Instituto de Hérnias e Parede Abdominal oferece atendimento multidisciplinar para o tratamento cirúrgico de hérnias, com ênfase em novas tecnologias minimamente invasivas

 

No dia 24 de agosto, aconteceu o lançamento do Instituto de Hérnias e Parede Abdominal do Hospital Moriah, coordenado pelos cirurgiões Rafael Nicastro e Bruno Amantini.

O novo Serviço do Hospital Moriah segue a estrutura dos demais Institutos organizados pelo Hospital, que objetivam oferecer atendimento para um problema de saúde premente com foco em multidisciplinaridade e principalmente, novas tecnologias e técnicas cirúrgicas.

O tratamento das hérnias, sejam inguinais, incisionais, umbilicais, epigástricas e femorais, bem como da diástase abdominal, é cirúrgico e o grande avanço nessa área é o uso de telas de material sintético que auxiliam na proteção dos defeitos na parede abdominal, além do uso de técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, como a cirurgia robótica. Essas técnicas apresentam melhor resultado estético e funcional, atrelado a uma rápida recuperação e com menor risco de complicações.

O emprego da robótica também nas cirurgias de hérnias segue o mesmo resultado em outras especialidades, menor sangramento, menos dor e uma alta mais rápida para o paciente.

“A junção de cirurgiões especializados no tratamento das hérnias da parede abdominal, a tecnologia de ponta que o Moriah oferece e uma equipe de enfermagem, fisioterapia e outros especialistas nos permite criar esse Serviço para que ele se destaque nesse tratamento. Vamos receber pacientes de todo o país, investir em ensino e pesquisa de novas técnicas e materiais”, afirma Nicastro.


O que é a hérnia e seus sintomas

A hérnia é uma protusão da gordura ou de órgãos abdominais através de orifícios que surgem devido à fraqueza de tecidos musculares ou os que recobrem os músculos. É uma doença muito comum e mais recorrente no sexo masculino.

Os sintomas mais comuns são a dor e abaulamento na região da hérnia. O diagnóstico é feito pelo exame físico minucioso associado a exames de imagem como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

  • Share

Comentários